Assessoria de Imprensa

CONVITE PARA REPRESENTANTES DA MÍDIA

O quê: O Instituto UONGOZI, em colaboração com o Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), está organizando o 7º Fórum de Liderança Africana (FLA) sobre “Promovendo o comércio Intra-Africano para liberar o potencial agrícola na África”.

Quem: O fórum é convocado por S.E. Dr. Jakaya Kikwete, patrono da ALF e quarto presidente da República Unida da Tanzânia; e S.E. Wamkele Mene, Secretário-Geral do Secretariado da ZCLCA.

Quando: 25 a 26 de Maio de 2023.

Onde: The Kempinski Hotel Gold Coast City em Accra, Gana.

Como: O fórum contará com uma sessão plenária de abertura e três sessões temáticas fechadas sobre:

  1. Desvendando os potenciais agrícolas em África.
  2. O mercado como impulsionador da produtividade agrícola em África.
  3. Mobilizar as partes interessadas Africanas para garantir uma implementação bem-sucedida da ZCLCA.

As sessões fechadas serão realizadas de acordo com as Regras da Chatham House para encorajar discussões francas, abertas e aprofundadas.

Objetivo: O fórum busca proporcionar um espaço para compartilhar experiências e perceções para facilitar o sucesso do comércio agrícola entre os países Africanos. Os principais objetivos são:

  1. Destacar os potenciais agrícolas de África e as oportunidades emergentes das alterações climáticas;
  2. Partilhar experiências e lições sobre os obstáculos (internos e internacionais) na maximização do potencial agrícola em África;
  3. Discutir o potencial e os obstáculos, bem como os requisitos práticos e realistas para a implementação da ZCLCA no contexto agrícola de África; e
  4. Identificar prioridades e roteiro para a implementação da perspetiva do comércio agrícola no âmbito da ZCLCA, a fim de realizar seu objetivo econômico transformador.

Convidado de honra: SE Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, Presidente da República do Gana.

Participantes: Os Delegados do fórum incluirão S.E. Olusegun Obasanjo, ex-presidente da República Federal da Nigéria; S.E. Dr. Mohamed Moncef Marzouki, ex-presidente da República da Tunísia; S.E. Dr. Goodluck Ebele Jonathan, ex-presidente da República Federal da Nigéria; S.E. Thomas Boni Yayi, ex-presidente da República do Benin; S.E. Ellen Johnson Sirleaf, ex-presidente da República da Libéria; SE Hailemariam Desalegn Boshe, Ex-Primeiro Ministro da República Federal Democrática da Etiópia; S.E. Dr. Ernest Bai Koroma, ex-presidente da República de Serra Leoa; e S.E. Uhuru Muigai Kenyata, ex-presidente da República do Quênia.

Outros delegados são líderes de todas as partes do continente – e de uma variedade de profissões no governo, negócios, academia e sociedade civil.

Os jornalistas são convidados a cobrir a sessão plenária de abertura no dia 25 de Maio de 2023 das 8h30 às 12h30 e a sessão de encerramento no dia 26 de Maio de 2023 das 12h30 às 13h30 onde será apresentado o comunicado do fórum.

Pedimos gentilmente que chegue 30 minutos antes do início da cerimônia.

Para mais informação, por favor contactar:

Sra. Grace Khoza , Assessora Principal de Comunicações | Secretariado da ZCLCA | Correio eletrónico: [email protected] | Acra, Gana | www.au-afcfta.org

Dona Suzana Aroko , Gerente Interino de Comunicações | Instituto UONGOZI |

Correio eletrónico: [email protected] | Dar es Salaam, Tanzânia | www.uongozi.or.tz

Participe da conversa online: #ALF2023

Media Contact

Elydora Matubanzila – Communications Officer

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
WhatsApp

Related Posts

More News/Articles

Subscribe to our newsletter

Get the latest News/Updates in your inbox!